Aresc realiza fiscalização emergencial em sistema de tratamento

17

Uma equipe técnica da gerência de fiscalização de saneamento básico da Aresc realizou nessa segunda-feira (09) uma fiscalização emergencial no Sistema de Esgotamento Sanitário da Lagoa da Conceição, na capital do Estado. O trabalho serviu para verificar a operacionalidade da estação de tratamento de esgoto e das unidades elevatórias, estas, passíveis de influenciar a Lagoa, assim como no local de lançamento do efluente tratado (lagoa de evapotranspiração localizada nas dunas).

Foram vistoriadas as estações elevatórias que abrangem a região desde a Barra da Lagoa – passando pela avenida das rendeiras – até o Canto da Lagoa. Essa ação faz parte de um compromisso que a Aresc tem firmado com a  de Florianópolis através de convênio, o qual prevê a fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico prestados pela Casan, e nesse caso, sendo intensificada após indícios de poluição por esgoto sanitário na Lagoa da Conceição.

“O objetivo é colaborar, dentre nossas atribuições, com a recuperação ambiental dessa região tão importante de Florianópolis”, informa Gerente de Fiscalização de Saneamento Básico da Aresc, Luiza Burgardt, acrescentando que o corpo técnico do órgão regulador foi incorporado no comitê criado pela prefeitura com o intuito de colaborar nesse trabalho contra a agressão ambiental na Lagoa da Conceição.

Em uma próxima oportunidade, serão vistoriadas as unidades elevatórias da Costa da Lagoa juntamente com a estação de tratamento de esgoto da Barra da Lagoa.