ARESC monitora recuperação de adutora rompida do Sistema Integrado da Grande Florianópolis

647

As fortes chuvas de sábado sobre a região de captação de água causaram na madrugada de domingo o rompimento de três adutoras, prejudicando o abastecimento na Grande Florianópolis.

De acordo com informações da Casan, a adutora de 800mm de diâmetro que capta água do Rio Pilões foi religada exatamente às 22h30min dessa terça-feira (23/05). A Companhia mantém a informação de que áreas localizadas em pontos mais altos de Biguaçu (como os bairros Três Riachos, Fundos e Janaína), de São José (região da Forquilhinha, Potecas, Serraria e Barreiros) começarão a ser regularizadas em sua plenitude somente a partir do final da tarde. O mesmo deve ocorrer na Bacia do Itacorubi, em Florianópolis, a última região da Ilha que recebe a água que vem da ETA Cubatão (a água que vem do continente). Esta região compreende os bairros Itacorubi, Trindade, Parque São Jorge, Pantanal, João Paulo e proximidades. O bairro Santa Mônica, embora localizado na mesma Bacia, pode ser abastecido com um pouco mais de agilidade devido ao fato de ser mais plano.

A Agência de Regulação de Serviços Públicos de santa Catarina – Aresc, esteve desde o início da manhã de domingo monitorando os trabalhos de recuperação da tubulação rompida. Os técnicos da Agência acompanharam ininterruptamente os trabalhos de reconstrução das adutoras às margens do Rio Pilões.

É importante que a população das regiões não afetadas utilizem água de forma racionada, limitando-se apenas para uso essencial durante essa quarta –feria,24, para que o abastecimento nas regiões prejudicadas volte à normalidade o mais rápido possível. A Aresc continua monitorando o comportamento do retorno do abastecimento de água na Grande Florianópolis.