ARES-PCJ participa de Seminário Técnico da Ersara, em Portugal

24

O diretor geral da ARES-PCJ e diretor da ABAR, Dalto Favero Brochi, participou, no último dia 19 de abril, de talk show realizado durante a abertura do Seminário Técnico da Ersara (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores), em Horta (Ilha do Faial – Açores – Portugal).

Na oportunidade, Dalto Brochi falou sobre o Novo Marco Legal do Saneamento do Brasil e as novas competências da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), como a edição de normas de referência e a proposta de padronização da regulação pelas agências infranacionais. Dalto Brochi abordou ainda o futuro e desafios da regulação, bem como os desafios e dificuldades para a implementação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU até o ano de 2030, notadamente, o ODS nº 6 – Água e Saneamento.

A abertura do evento contou com apresentação de Jaime Melo Baptista, presidente do LIS-Water (Lisbon International Centre for Water), de Portugal, sobre “O preço, o custo e o valor dos serviços de água”. Também durante o seminário ocorreu a premiação, pela Ersara, com o “Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano”, aos prestadores dos serviços de água e esgoto, em reconhecimento aos índices de qualidade da água atingidos em 2021.

O Seminário Técnico da Ersara, que conta com representantes de entidades reguladoras de diversos países de língua portuguesa, prossegue até a quinta-feira (21) com apresentações e debates sobre temas ligados à regulação e à prestação dos serviços de saneamento (água, esgoto e resíduos sólidos urbanos). Nesta quarta-feira (20), o diretor da ARES-PCJ e da ABAR, Dalto Favero Brochi, apresentará um panorama sobre indicadores dos serviços de água e esgoto utilizados pela Agência Reguladora ARES-PCJ no acompanhamento da prestação dos serviços de saneamento.