ARES-PCJ – Assembleia Geral Extraordinária evidencia crescimento da ARES-PCJ

534

A 1ª Assembleia Geral Extraordinária da ARES-PCJ, realizada na manhã de sexta-feira (26), no NOHOTEL, em Americana, confirmou a tendência de crescimento da Agência Reguladora. Com a presença de representantes de 27 municípios consorciados, foi aprovada por unanimidade a homologação das adesões de Americana e Vinhedo. Assim, a ARES-PCJ passa a contar com 34 municípios, atendendo a uma população de 3,5 milhões de habitantes.

Dentre as mais de 60 pessoas presentes ao evento estavam prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos municípios associados, além de representantes de municípios interessados em conhecer o trabalho e convidados, como o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, Vicente Andreu, e o ouvidor da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), Jair Bernardes da Silva.

Eles assistiram às apresentações do relatório de atividades do primeiro semestre de 2013, dos novos funcionários, das primeiras atividades do Escritório Regional da ARES-PCJ em Campinas, bem como aprovaram a proposta do Plano Plurianual (PPA) para os investimentos nos próximos quatro anos.

O diretor-técnico do Departamento de Água e Esgoto de Americana, Romualdo José Kokol, que representou na assembleia o prefeito Diego De Nadai, falou da importância da adesão de Americana à Agência Reguladora PCJ, que tem sede no município. “Nós da área técnica vemos a adesão com bons olhos. Melhorar a qualidade da prestação de serviços é algo que sempre almejamos e trabalhamos nesse sentido. Esperamos melhorar essa qualidade para que a população fique cada vez mais satisfeita, é esse o nosso objetivo”, disse.

A reunião contou ainda com a presença de representantes de municípios que ainda não são associados à Agência Reguladora, como Araras, Araraquara, Itirapina, Jundiaí, Saltinho e Vargem, além de Limeira, que enviou representantes à assembleia um dia depois do prefeito da cidade, Paulo Hadich, assinar o Protocolo de Intenções e manifestar seu interesse em associar-se. Agora, a exemplo do que ocorreu em Americana e Vinhedo, um projeto de lei para ratificação do documento deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores daquela cidade para, depois de aprovado, voltar à Assembleia Geral da ARES-PCJ, no fim do ano, quando ocorre a homologação.

O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, atendeu ao convite da diretoria da ARES-PCJ para comparecer à assembleia, segundo ele, para conhecer o trabalho da Agência Reguladora. “Saio com uma sensação de que as coisas vão acontecer de verdade. Seja pela questão técnica acumulada há muito tempo na bacia, mas também pela presença de diversas autoridades. Com esse compromisso técnico e político, penso que a regulação do saneamento, em benefício da população, vai ser uma coisa absolutamente concreta. Fiquei muito animado”, afirmou ele, que também falou aos presentes sobre a primeira reunião para discussão da outorga do Sistema Cantareira que acontecerá em 7 de agosto, em Brasília- DF.

Fonte: http://www.atibaia.com.br/