Arcon participa do Congresso e apresenta três trabalhos científicos

86

A Arcon (Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará) apresentou três artigos científicos produzidos por sua equipe técnica no XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª Expo ABAR, que termina hoje (12) em Foz do Iguaçu (PR) pela Associação Brasileira das Agências de Regulação.

Luzilene Silva, técnica do Grupo Hidroviário da Arcon, apresentou o artigo “Análise de supostas alterações no desempenho econômico de transportadores aquaviários no período da Pandemia da Covid-19”. O artigo se refere aos reflexos da pandemia do novo coronavírus nas atividades desenvolvidas por empresas do setor de transporte aquaviário no Estado do Pará, e alterações nos indicadores econômico-financeiros dos operadores decorrentes da redução da receita das empresas, tendo em vista a queda na demanda de passageiros ocasionada pelas medidas restritivas de circulação de pessoas impostas para conter a Pandemia.

O Técnico em Regulação de Serviços  Aldenor Queiroz, do Grupo Técnico de Saneamento (GTS), levou para o Congresso trabalho que abordou  a problemática nacional de perdas de água. O trabalho busca elaboração de um plano de gestão de perdas simplificado, abrangendo as dificuldades encontradas em diferentes sistemas de abastecimento de água em municípios da Região Amazônica e visando a aplicabilidade operacional para a redução e controle de perdas de água, de forma a surtir melhoria da eficiência.

As servidoras Amanda Magno e Samira Silva, que integram o núcleo jurídico da Arcon, defenderam o artigo “Processo estrutural e licitação de linhas intermunicipais de passageiros”.

Equipe da Arcon-PA participa do Congresso Brasileiro de Regulação, em Foz do Iguaçu

Estiveram prestigiando o Congresso Brasileiro de Regulação o diretor-geral da Arcon, Eurípedes Reis; o diretor de fiscalização da agência, Wildson Mello; a Diretora de Controle Financeiro e Tarifário, Denise Pimenta; o Gerente do Grupo Técnico Hidroviário (GTH), Carlos Alexandre Abati; o Gerente do Grupo Técnico de Saneamento, Álvaro Amazonas; e a equipe técnica da Arcon responsável   pelos artigos apresentados.

“O evento é um momento de troca de informações e experiências entre as agências reguladoras de todo o País, em prol da melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos usuários”, comentou Eurípedes Reis.