ARCON – Participa de congresso nacional sobre transportes em São Paulo

587

A 20ª edição do Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), um dos eventos mais importantes do segmento de mobilidade urbana, começou nesta terça-feira, 23, e prossegue até quinta-feira, 25, em Santos, no litoral de São Paulo.

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará – ARCON está participando do congresso, com seu diretor geral Andrei Castro, o diretor de Normatização e Fiscalização, Karim Assad Zaidan, e o diretor de Controle Financeiro e Tarifário, José Croelhas, além de técnicos da Agência.

O congresso mostrará quais os municípios brasileiros que têm buscado incentivar e garantir a utilização de bicicletas, cidades que passaram a desenvolver programas específicos a esse tipo de veículo e acrescentará experiências significativas no Brasil nesse segmento.

Além disso, o congresso irá discutir quais são e como devem ser articulados os elementos para ter uma política cicloviária integrada à mobilidade e ao desenvolvimento urbano das cidades.

O Congresso também vai tratar dos avanços da luta em defesa da vida e dos compromissos com a promoção da segurança viária, como os colocados na campanha da Organização das Nações Unidas (ONU), em “Década pela Segurança Viária”.

Outros assuntos em pauta são “Como garantir bons padrões dos sistemas”,  “Plano Diretor”, “Plano de mobilidade para melhorar a qualidade de vida”, “Desafios na integração tecnologias”, “Segurança viária” e “Nova visão empresarial para os sistemas de ônibus em regiões metropolitanas”, entre outros.

Paralelo ao Congresso, ocorre a Exposição Internacional de Transporte Trânsito, uma mostra de produtos, serviços, tecnologias e sistemas direta ou indiretamente relacionados com todos os aspectos da mobilidade urbana e as mais recentes soluções e tecnologias em equipamentos, produtos, técnicas e serviços dirigidos ao transporte público, às cidades e ao trânsito.

A abertura do Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito foi na manhã de terça-feira, com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Fonte: ARCON