ARCE- Segunda parte do Seminário Aspectos de Regulação e Operação do Sistema de Transporte Público Metroviário acontecerá nos dia 25 e 26 de outubro

477

A segunda parte do seminário Aspectos de Regulação e Operação do Sistema de Transporte Público Metroviário, da Região Metropolitana de Fortaleza, acontecerá  nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará -ARCE, localizado na Avenida Santos Dumont, 1789, 2º Andar.

A programação terá início às 08h, com intervalo ao meio dia, retomando os trabalhos às 13 horas, com encerramento previsto para as 17 horas. Assim como a primeira parte do Seminário, que tem como  objetivo subsidiar futuras decisões nas instâncias superiores do Estado, a segunda também será voltada para análise de aspectos importantes para o sistema, com a apresentação de  possibilidades e alternativas viáveis no que tange aos modelos de regulação e operação.

O evento tem caráter eminentemente técnico e contará com a presença de representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro – AGETRANSP; da Secretaria da Infraestrutura- SEINFRA; do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN;  e da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – METROFOR.

Outros aspectos a serem abordados pelos gestores e consultores estão relacionados aos componentes dos Sistemas Metroferroviários de Transporte de Passageiros, seus elementos e características, a classificação dos sistemas urbanos sobre trilhos (trens suburbanos, metrôs, bondes, veículos leves sobre trilhos), detalhamento da infraestrutura e a superestrutura da via permanente, pátios, estações, oficinas e demais instalações de apoio.

Também serão discutidas as metodologias de formação dos trens, cálculo de marcha, capacidade das linhas, fatores influentes e de determinação e, ainda, definição de capacidade de um sistema de transporte metroferroviário de passageiros.

Por fim, os aspectos de regulação de Sistemas de Transporte Metroferroviário de Passageiros, cujo exemplo será o caso do Estado do Rio de Janeiro. Serão apresentados o arcabouço institucional do setor, as concessões existentes, o arcabouço regulatório da AGETRANSP, os aspectos da atuação e outros  pontos considerados  relevantes.

Fonte: http://www.arce.ce.gov.br