Arce realiza oficina de mapeamento de riscos em seus processos

87

Até a próxima quarta-feira, 15, durante o período da tarde, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realiza capacitação interna para servidores e colaboradores. Trata-se da Oficina de Mapeamento de Riscos. O treinamento, conduzido pelo auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), e ex-servidor da Arce, George Colares, dá continuidade ao curso sobre “Gestão de Riscos na Administração Pública”, também ministrado por Colares em março deste ano. Cabe salientar que os citados treinamentos integram o plano de capacitações da gerência administrativo-financeira para 2021.

A abertura do curso ficou a cargo do presidente da Agência Cearense, Matheus Teodoro. Na sequência, Colares deu início à oficina, revisando os principais tópicos abordados no curso anterior, entre os quais cita-se: etapas da gestão de riscos na Administração, conceitos básicos, identificação de riscos, avaliação e tratamento. Nos próximos dois dias de treinamento, serão abordados pontos voltados especificamente à rotina da Arce, tais como a arrecadação da Agência, as revisões tarifárias, o tratamento de solicitações de ouvidoria, a renovação cadastral de operadores do serviço de transporte, as fiscalizações de água e esgoto e a regulamentação do serviço de gás natural canalizado.

De acordo com Matheus Teodoro, uma capacitação focada em gestão de riscos é mais do que necessária, principalmente para a realidade de um ente regulador. “A gestão de riscos é uma importante aliada do planejamento estratégico das instituições. Aprender a avaliar, administrar e mitigar riscos é fundamental para o sucesso das estratégias de atuação da Arce”, complementa Teodoro.