Técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – ARCE, participarão na próxima segunda-feira, 09/12, em Juazeiro do Norte, do Seminário Regional intitulado Esgotamento Sanitário no Cariri – Um desafio a ser vencido. O evento acontecerá no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, localizado na Avenida Plácido Aderaldo Castelo, 1646 – Planalto. Trata-se de uma realização conjunta da ARCE, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, do Ministério Público do Estado do Ceará e do Instituto Trata Brasil.
Pela manhã acontecerão duas importantes palestras: “Os impactos da falta de esgotamento sanitário” e “A Legislação e a visão do Ministério Público sobre a interligação aos serviços de esgotamento sanitário”. As onze horas haverá um debate sobre os assuntos abordados. “Já o período da tarde ficou reservado para duas mesas redondas que tratarão dos seguintes temas: “ As diferentes visões das instituições para o problema do esgotamento sanitário” e “ Encaminhamentos: A construção de um acordo”.
Serviço:
O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – que tem como objetivo coordenar uma ampla mobilização nacional para que o País possa atingir a universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto.
Menos da metade da população brasileira têm acesso à rede de coleta de esgoto, ou seja, são quase 100 milhões de pessoas que não possuem acesso a estes serviços essenciais á dignidade humana
Do esgoto gerado, apenas 37,9% recebe algum tipo de tratamento. A região com maior índice de esgoto tratado é a Centro-Oeste, com 43,1%.
Os esgotos que não são tratados acabam sendo jogados ‘in natura’ todos os dias nos nossos rios, lagos, bacias e mar, tornando-se um poderoso veículo transmissor de doenças que atingem a todos, principalmente as crianças. (Fonte: Site Instituto Trata Brasil).
Fonte: ARCE