ARCE – Agência é bem Avaliada em Pesquisa

483

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – ARCE recebe nota acima de sete em pesquisa quantitativa realizada em dezembro de 2012, no estado do Ceará. A pesquisa teve como objetivo medir e avaliar o grau de conhecimento, de satisfação e qualidade dos serviços prestados, tendo como amostra 50 municípios.

As amostras foram divididas em quotas proporcionais às características socioeconômicas dos responsáveis pelos domicílios, levando em consideração região, sexo, idade. A coleta de dados apontou que 70% dos que já procuraram a ARCE por algum motivo, tiveram seus problemas resolvidos.

A ARCE regula quatro importantes setores: Energia Elétrica, Saneamento Básico, Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros e Gás natural Canalizado. Entretanto, durante a pesquisa foram ouvidos somente usuários dos dois primeiros setores, ou seja: energia e saneamento. A grande maioria dos entrevistados que já procuraram os serviços da ARCE aplicou nota média de 7,6 para a atuação geral da Agência no seu papel de regular e fiscalizar os serviços públicos no Ceará.

Sobre a demanda e tratamento da informação/reclamação, os entrevistadores apuraram que o público está satisfeito.

Um ponto aferido pela pesquisa chama a atenção dos gestores: o elevado número de pessoas que ainda não sabe sobre a existência da ARCE, apesar de ter crescido o número dos que conhecem, quando se compara a pesquisa realizada em 2005 com os dados apurados em 2012. “Sabemos que a ARCE é um órgão pouco conhecido, daí a necessidade de ampliarmos nosso trabalho de comunicação, principalmente no tocante à imagem institucional”, afirma o presidente do Conselho Diretor, Guaracy Aguiar.

Nesse sentido, Guaracy adianta que em 2013 “muitas ações serão praticadas”, começando com a multiplicação e fortalecimento das edições do “ARCE nos Municípios”; a adesão da Agência ao programa Vapt-Vupt e a instalação de “Escritórios Regionais”, além da apresentação de vídeos em palestras e eventos públicos, ressaltando as ações, missão e valores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará.

A Ouvidoria, segundo ele, é outro setor que também pode contribuir para ampliar o conhecimento da Agência perante o público. O trabalho foi apresentado na manhã de ontem, dia 20, ao corpo técnico da ARCE.

Fonte: http://www.arce.ce.gov.br