Arbel promove campanha sobre uso racional de água em parque de Belém

226

Quem foi ao Parque Estadual do Utinga no domingo (20) teve a oportunidade de presenciar a campanha “Água, semente da vida. Vamos Preservá-la!”, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Reguladora de Belém (Arbel). O evento chamou a atenção para a importância de preservar e fazer uso racional da água, um bem tão importante que, apesar de abundante na região amazônica, precisa ser usado com racionalidade.

“No dia 22 de março se comemora o Dia Mundial da Água, e aproveitamos essa oportunidade para resgatar esse tema importante para a vida das pessoas. Além de chamar atenção para o uso consciente deste recurso natural, trouxemos atividades lúdicas para as crianças aprenderem e se divertirem. Também fornecemos orientações para os adultos, com dicas sobre leitura de hidrômetro, entendimento da fatura e ações realizadas pela agência reguladora”, explica a presidente da Arbel, Eliana Uchoa.

Ela enfatiza que a Arbel tem um corpo técnico muito atuante na regulação dos serviços públicos de saneamento básico e para simplificar este entendimento, com  ações que reflitam o dia a dia da população, a equipe da agência desenvolveu uma atividade educativa para a sociedade.

Campanha sobre o uso racional de água no Parque Estadual do Utinga / Foto: Arbel

Morador do bairro do Marco, o autônomo Eliezer Dantas recebeu dicas de como economizar água e agradeceu pela oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pela autarquia. “Temos que usar a água somente o necessário e sempre que possível reaproveitar a água da chuva para lavagem de calçadas e veículos. Dá pra cuidar do meio ambiente e também do próprio bolso, reduzindo a fatura no final do mês”, considerou.

A atendente de farmácia Emanuele Castro levou a filha Iris, de 7 anos, para se divertir no Parque do Utinga e aproveitou para adquirir conhecimentos. “Temos que aproveitar oportunidades como essas para ensinar e educar nossos filhos sobre o que é bom e o que não é bom para o meio ambiente. Vim passear de bicicleta com a minha filha e chegando aqui ela teve esse momento de alegria. Espero que tenha sempre mais!”, comemorou.

O pequeno Lucas Lima, de 7 anos, participou das atividades e conquistou a medalha ‘Guardião do Meio Ambiente’. “Não devemos sujar o meio ambiente para não poluir as águas nem maltratar os animais que precisam dela pra sobreviver”, alertou.

Cumprindo agenda de governo no Parque do Utinga, o governador do Pará, Helder Barbalho, aproveitou para conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela Agência Reguladora de Belém.