Arbel fiscaliza serviços de substituição de rede de abastecimento de água

13

Trinta pontos em obras de substituição da rede de abastecimento de água foram visitados pela Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel) na última semana. O trabalho faz parte das ações de fiscalização da agência, que tem como objetivo vistoriar a qualidade dos serviços de saneamento básico prestados na capital paraense.

A equipe técnica da agência percorreu diversos pontos em obras, como as avenidas José Malcher, Nazaré, Braz de Aguiar, Gentil Bittencourt, Rômulo Maiorana, entre outros. Nesta primeira etapa da ação, o alvo foram as obras com perfurações expostas em via pública que causam uma série de transtornos à população.

A iniciativa visa cobrar da prestadora do serviço a recuperação e sinalização dos trechos danificados e, com isso, evitar a ocorrência de acidentes. “A fiscalização se faz importante para verificação do cumprimento das ações pela prestadora e o reflexo dessas obras na vida da população”, detalhou a engenheira sanitarista da Arbel, Elenilce Freitas. “Existem também os problemas decorrentes das obras, como as escavações sem sinalização ou com sinalização inadequada no meio fio, calçadas e vias, além de restos de materiais deixados no trajeto das ações executadas”, completou.

A qualidade do serviço realizado pela prestadora está entre os principais pontos avaliados na fiscalização. “Nosso trabalho consiste em um acompanhamento da obra baseado no cronograma de execução que a prestadora nos repassa e seguindo isso verificamos diversos aspectos, como sinalização, qualidade do serviço de compactação e repavimentação, reconstituição asfáltica, entre outros”, destacou a engenheira sanitarista Evelyn Souza, enquanto fiscalizava um dos trechos em obras.

Denúncia – Morador da avenida Cipriano Santos, no bairro de São Brás, o comerciante Marcelo Galvão aproveitou a presença da equipe técnica no local para reclamar da obra em execução em frente sua residência. “Disseram que iriam fechar o buraco no dia seguinte, mas foram muitos transtornos. Para minha surpresa, a calçada do meu imóvel amanheceu quebrada. Não sei o que ocorreu, mas acredito que foi impacto dessas máquinas pesadas”, denunciou o morador.

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), responsável pelos serviços fiscalizados, já foi notificada para que todos os trabalhos em execução sejam concluídos e que a segurança da população seja garantida.Todos os pontos visitados pela Arbel foram apresentados em um relatório à Cosanpa, durante reunião no último dia 30.

Fiscalização – Para solicitar atendimento, o usuário pode ligar para a ouvidoria da Arbel no número 98464-7478. Por conta da pandemia, o atendimento presencial continua suspenso. A sede da entidade fica localizada na rua Braz de Aguiar, passagem Mac Dowell, 75, em Nazaré.

Texto:

Noely Lima