Trinta pontos em obras de substituição da rede de abastecimento de água foram visitados pela Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel) na última semana. O trabalho faz parte das ações de fiscalização da agência, que tem como objetivo vistoriar a qualidade dos serviços de saneamento básico prestados na capital paraense.
A equipe técnica da agência percorreu diversos pontos em obras, como as avenidas José Malcher, Nazaré, Braz de Aguiar, Gentil Bittencourt, Rômulo Maiorana, entre outros. Nesta primeira etapa da ação, o alvo foram as obras com perfurações expostas em via pública que causam uma série de transtornos à população.
A iniciativa visa cobrar da prestadora do serviço a recuperação e sinalização dos trechos danificados e, com isso, evitar a ocorrência de acidentes. “A fiscalização se faz importante para verificação do cumprimento das ações pela prestadora e o reflexo dessas obras na vida da população”, detalhou a engenheira sanitarista da Arbel, Elenilce Freitas. “Existem também os problemas decorrentes das obras, como as escavações sem sinalização ou com sinalização inadequada no meio fio, calçadas e vias, além de restos de materiais deixados no trajeto das ações executadas”, completou.
A qualidade do serviço realizado pela prestadora está entre os principais pontos avaliados na fiscalização. “Nosso trabalho consiste em um acompanhamento da obra baseado no cronograma de execução que a prestadora nos repassa e seguindo isso verificamos diversos aspectos, como sinalização, qualidade do serviço de compactação e repavimentação, reconstituição asfáltica, entre outros”, destacou a engenheira sanitarista Evelyn Souza, enquanto fiscalizava um dos trechos em obras.
Denúncia – Morador da avenida Cipriano Santos, no bairro de São Brás, o comerciante Marcelo Galvão aproveitou a presença da equipe técnica no local para reclamar da obra em execução em frente sua residência. “Disseram que iriam fechar o buraco no dia seguinte, mas foram muitos transtornos. Para minha surpresa, a calçada do meu imóvel amanheceu quebrada. Não sei o que ocorreu, mas acredito que foi impacto dessas máquinas pesadas”, denunciou o morador.
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), responsável pelos serviços fiscalizados, já foi notificada para que todos os trabalhos em execução sejam concluídos e que a segurança da população seja garantida.Todos os pontos visitados pela Arbel foram apresentados em um relatório à Cosanpa, durante reunião no último dia 30.
Fiscalização – Para solicitar atendimento, o usuário pode ligar para a ouvidoria da Arbel no número 98464-7478. Por conta da pandemia, o atendimento presencial continua suspenso. A sede da entidade fica localizada na rua Braz de Aguiar, passagem Mac Dowell, 75, em Nazaré.
Texto: