Antaq verifica condições para o Festival Folclórico de Parintins (AM)

273
A ANTAQ realizou, entre os dias 24 e 26 de maio, visitas técnicas ao município de Parintins (AM) com o objetivo de verificar as condições para o recebimento das embarcações de passageiros para o Festival Folclórico da cidade. O evento, suspenso por dois anos em decorrência da pandemia, será realizado este ano entre os dias 24 e 26 de junho, com a expectativa de mais de 60 mil visitantes e cerca de pelo menos 180 embarcações.

Em reunião com o prefeito de Parintins, Bi Garcia, a ANTAQ apresentou o plano de ação em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Marinha do Brasil para operação no porto público. A Agência também reforçou a importância da sua atuação durante o festival. A autarquia age como ente fiscalizador e orientador das operações portuárias no período, além de primar pelo conforto e serviço adequado oferecido aos visitantes e turistas nas embarcações que estão sob sua responsabilidade.

De acordo com a Gerência Regional da ANTAQ em Manaus, 90% do público do festival chega por via fluvial e, também, utiliza o modal como acomodação durante o período de realização do evento. Para garantir a segurança dos visitantes, a Agência visitou o município com o objetivo de verificar as condições do porto público e coordenar as ações com os órgãos municipais e a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, ligada a Marinha do Brasil, para definição de áreas de fundeio e atracação disponíveis durante o festival.

A ANTAQ, junto com o DNIT, também realizou uma vistoria prévia do andamento das obras de restauração do porto, em estágio avançado e dentro do cronograma estabelecido para a plena operação para atender a festa popular.