A presidenta da República, Dilma Rousseff, em ato assinado no dia 02 de maio, nomeou os novos diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ. O Decreto de nomeação dos diretores Mário Povia, Fernando Fonseca e Adalberto Tokarski foi publicado na edição desta segunda-feira (05), do Diário Oficial da União, Seção 2.
O mandato de Mário Povia, que também foi nomeado pela presidenta Dilma diretor-geral da Agência, vai até 18 de fevereiro de 2016. Fernando Fonseca cumprirá mandato até 18 de fevereiro de 2017, e Adalberto Torkarski terá seu mandato encerrado em 18 de fevereiro de 2018.
Os novos diretores da ANTAQ tiveram os seus nomes aprovados pelo Plenário do Senado no dia 9 de abril, após também terem sido aprovados em sabatina, na Comissão de Serviços de Infraestrutura daquela casa legislativa.
A ANTAQ possui sede em Brasília e 14 unidades administrativas regionais – Belém, Corumbá, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Paranaguá, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória.
Vinculada à Secretaria de Portos da Presidência da República, cabe à ANTAQ regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária, bem como implementar as políticas públicas do setor.
Em 2013, os portos e terminais brasileiros movimentaram 930 milhões de toneladas de cargas. Atualmente, o sistema portuário nacional é composto por 34 portos públicos e 151 instalações portuárias privadas. O país também conta com um dos maiores sistemas hidroviários do mundo: são 8,5 mil quilômetros de costa e quase 20.000km de vias interiores comercialmente navegados.
Quem é quem
Mário Povia é formado em Direito pela Universidade Paulista e em Engenharia Operacional Elétrica pelo Mackenzie. Na Agência, onde ingressou por concurso público, em janeiro de 2006, ocupou, entre outros cargos, os de superintendente substituto de Fiscalização e superintendente de Portos. Desde dezembro de 2012, vinha exercendo o cargo de diretor interino da ANTAQ.
Fernando Fonseca é formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro. Sua experiência profissional no setor começou em 1983, na extinta Portobrás. Com atuação na ANTAQ desde 2002, ingressou no quadro efetivo da Agência, em 2005, onde ocupou os cargos de gerente de Regulação Portuária e de superintendente substituto de Portos. Nesta oportunidade, deixa o cargo de diretor interino da Agência, que vinha exercendo desde dezembro de 2012.
Adalberto Tokarski é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás. Ingressou na ANTAQ em 2006, onde ocupou os cargos de gerente de Desenvolvimento e Regulação e, desde 2008, de superintendente da Superintendência de Navegação Interior.
Fonte: ANTAQ