Antaq premia empresas e trabalhos com foco em Governança Socioambiental

60

A Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou na quinta-feira (10) a 5ª edição do Prêmio ANTAQ, que visa reconhecer e estimular as melhores práticas e ações do segmento pelos representantes da área. A premiação é um reconhecimento àqueles que contribuem para a melhoria da prestação de serviços das empresas de navegação e instalações portuárias reguladas pela Agência, além de incentivar a pesquisa e a produção técnico-científica.

Nesta edição, a Agência inovou e premiou projetos de iniciativas inovadoras que estivessem relacionados com o atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou introduzissem critérios ESG (Environmental, Social and Governance).

Com isso, foram reconhecidas empresas atuantes nas atividades de prestação de serviços e de exploração da infraestrutura de transportes aquaviários que tenham adotado trabalhos socioambientais geradores de melhorias institucionais. Com essa iniciativa, é possível contribuir para o aprimoramento do atendimento das demandas da sociedade e para o aumento da eficiência e sustentabilidade na prestação de serviços e que sirvam de referência para que outros empreendimentos possam adotá-las.

A solenidade foi realizada no Clube Naval de Brasília e contou com a presença de diversas autoridades do setor e do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Neste ano, foram 39 premiados em quatro categorias: Artigos Técnicos-Científicos (3 premiados), Iniciativas Socioambientais (3 premiados), Conformidade Regulatória (21 premiados em 7 modalidades) e Índice de Desempenho Ambiental – IDA, em 2 modalidades (6 premiados – Maior Índice de Desempenho Ambiental e 6 premiados – Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental)

Confira a lista dos premiados.

Desde a sua primeira edição, em 2016, o encontro reforça o compromisso da Agência em valorizar o modo aquaviário e estimular a produção e disseminação de conhecimento em prol do desenvolvimento de um dos segmentos de maior importância para o crescimento econômico do país e do setor portuário e hidroviário brasileiro.