Nesta terça-feira (28), o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Pedro Brito, participou do evento Portos – Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento do Nordeste, realizado no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. O encontro foi realizado pela revista Carta Capital e patrocinado pela Caixa, Petrobras e pelos governos federal, do Ceará e da Bahia.
Brito foi um dos debatedores do painel que discutiu os portos nordestinos no contexto do desenvolvimento regional. O painel também contou com a participação do secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Corrêa, do diretor de assuntos institucionais da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Aluísio Sobreira, e do presidente da Associação dos Usuários dos Portos da Bahia. Marconi Andraus Oliveira. O debate foi mediado pelo presidente do Instituto Envolverde, Dal Marcondes.
Em sua apresentação, o diretor-geral da ANTAQ lembrou a importância da infraestrutura portuária e de uma logística de transportes eficiente para o desenvolvimento regional. Brito mencionou que até mesmo as regiões desenvolvidas do mundo continuam investindo de forma planejada na sua infraestrutura logística e nos seus portos.
Para ilustrar, o diretor da ANTAQ citou o caso de sucesso dos portos de Roterdã, Antuérpia e dos portos alemães. Brito salientou que, com uma costa de apenas 65km, a Bélgica tem três grandes portos operando, sendo o principal o Porto de Antuérpia, que é um dos três maiores da Europa e um dos 15 maiores do mundo. “Só as ferrovias existentes dentro do Porto de Antuérpia medem quase 1.100km de extensão, praticamente uma Transnordestina em tamanho”, observou.
Segundo Brito, embora esse pequeno país, que é do tamanho do nosso Estado de Alagoas, não possua uma única indústria de veículos, detém o maior índice per capita de exportação de veículos exatamente em razão da sua infraestrutura logística e da sua eficiência portuária.
Fonte: ANTAQ