A Antaq lançou, na sexta-feira (29), em sua sede, seu Plano de Integridade para o triênio de 2022 a 2024, publicado no final de 2021, conforme o Decreto nº 9.203/2017. Resultado da colaboração de todas as áreas da Agência, o Plano contém 35 ações (divididas em seis eixos), que compõem o Programa de Integridade. O Comitê Temático de Integridade (CTI) monitorará o andamento do trabalho.
O Plano de Integridade da Antaq tem seis eixos:
- Governança e alta administração
- Ética e pessoas
- Comunicação interna
- Responsabilização e controles internos
- Gestão de riscos
- Transparência
Palestrantes da ANTAQ, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Controladoria-Geral da União (CGU) participaram do evento e abordaram a evolução da temática no serviço público, os normativos que direcionam a elaboração e a execução dos planos e as questões mais recentes sobre o assunto. Os palestrantes representam a Unidade de Gestão de Integridade (UGI) de seus respectivos órgãos: pela ANTAQ, Rafael Galvão, secretário de Planejamento; pela CGU, Carolina Carballido, coordenadora-geral de Integridade Pública; e pela Anac, Marcelo Rezende Bernardes, superintendente de Planejamento Institucional.
Os diretores da ANTAQ, Eduardo Nery (geral), e José Renato Fialho (substituto), que participaram do evento, destacaram a importância da integridade no cotidiano do serviço público e o trabalho da Secretaria de Planejamento da Agência e dos outros órgãos da Administração Pública.