Antaq fará pesquisa sobre equidade de gênero nas empresas do setor aquaviário

65

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizará pesquisa sobre equidade de gênero nas empresas do setor aquaviário brasileiro. A ação faz parte do protocolo de intenções firmado, em março de 2022, entre a Agência e a Women’s International Shipping and Trading Association (Wista). Um representante de cada empresa deverá responder o questionário até o dia 30 de setembro. As perguntas podem ser acessadas pelo link: https://forms.gle/h4Qx59dnxyQqnwgh6 ou no Portal da Agência.

A coleta e a publicação dos resultados da pesquisa, sem individualização e com o sigilo dos participantes, serão fundamentais para um aprofundamento do setor aquaviário em relação a todos os trabalhadores do ramo. Além disso, os dados poderão ser usados pelas empresas para aprimoramento de políticas voltadas para esse tema. A própria associação é quem vai escolher aqueles que responderão aos questionamentos.

Em caso de dúvidas sobre o preenchimento do questionário, as empresas podem contatar a Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ pelo telefone (61) 2029-6690 ou por e-mail: desempenhoportuário@antaq.gov.br.

A Wista Brazil foi fundada em 2016 no Rio de Janeiro. A unidade faz parte da Wista International e associa-se com status consultivo na International Maritime Organization (IMO) – fundada em 1974, tendo como um dos seus objetivos a promoção da equidade de gênero no setor aquaviário, sendo plataforma de networking e propagação de informações pertinentes à área. Atualmente, a rede é composta por mais de 3.800 pessoas de todo setor marítimo mundial, dentre mulheres, pessoas não binárias, além de membros apoiadores em cargo executivo e em ascensão nos setores de Shipping e do Trade.