Antaq fará pesquisa com empresas que atuam em apoio marítimo

23

A Antaq realizará pesquisa com empresas brasileiras de navegação que atuam no transporte de apoio marítimo. A consulta será realizada durante o mês de maio e visa prospectar a expectativa das empresas na utilização e desenvolvimento de embarcações de engenharia de bandeira brasileira utilizadas na exploração offshore de Petróleo e gás diante do cenário econômico global, subsidiando o estudo “Caracterização das embarcações especiais empregadas nas atividades offshore de exploração de petróleo e gás”, integrante da Agenda Plurianual de Estudos da Antaq – 2021/2024.

As embarcações de engenharia offshore de exploração de petróleo e gás natural são aquelas empregadas, em especial, na perfuração, construção, descomissionamento e abandono de campos e lançamento de linhas. Atualmente, consideram-se embarcações empregadas na engenharia os Navios Lançadores de Linhas (Pipe Laying Vessel), Embarcações de Apoio a Mergulho (Diving Support Vessel – DSV) e Embarcação de Apoio a ROV. Outras embarcações denominadas Offshore Construction Vessel (OCV/ OSCV) podem vir a entrar no escopo do trabalho.

Segundo José Neto, gerente de Desenvolvimento e Estudos da Agência, tal sondagem será de extrema relevância para a execução do estudo em questão, uma vez que permitirá diagnosticar as expectativas das Empresas Brasileiras de Navegação de desenvolvimento desse mercado específico.

O estudo em foco foi solicitado pela Diretoria Colegiada da Antaq, por intermédio da Resolução nº 7.857-ANTAQ, e tem por objetivo aumentar o conhecimento da Agência de forma a subsidiar suas decisões regulatórias sobre o tema.