Antaq e Wista assinam protocolo de intenções sobre transporte aquaviário

166

A ANTAQ e a Women’s International Shipping & Trading Association do Brasil (Wista Brasil) assinaram protocolo de intenções visando à cooperação no desenvolvimento de coleta, tratamento, compartilhamento e divulgação de informações não confidenciais sobre o setor aquaviário brasileiro. A assinatura acontece, nesta terça (22), em Brasília, durante comemoração dos 20 anos de criação da Agência. “O primeiro fruto dessa parceria será o levantamento do quantitativo de trabalhadoras e trabalhadores que atuam nos setores portuário e marítimo”, destacou a diretora da ANTAQ, Flávia Takafashi.

Formada em 1974 por um grupo de brokers (corretoras) envolvidas no mercado petroleiro da Alemanha, Países Baixos e Reino Unido, a Women´s International Shipping & Trading Association (Wista International) é uma organização global que conecta mais de 3.800 mulheres executivas e gestoras do mercado marítimo.

O objetivo da instituição é promover a diversidade nos setores marítimo, portuário, comercial e de logística, capacitando as mulheres a liderar por meio de suas perspectivas e competências. A Wista está presente em 56 países e possui status consultivo na IMO – International Maritime Organization. A entidade chegou ao Brasil em 2016. No ano passado, a instituição internacional apresentou solicitação para que a ANTAQ fornecesse dados estatísticos sobre o grau de empregabilidade do setor e seus gêneros.

Conforme o Protocolo de Intenções, ANTAQ e Wista devem contribuir para assegurar o intercâmbio de dados e informações, visando subsidiar as tomadas de decisão; indicar os representantes responsáveis pela coordenação das ações relacionadas ao documento; realizar, periodicamente, as reuniões técnicas; e realizar, tempestivamente, as ações pactuadas. O prazo de vigência do Protocolo de Intenções será de cinco anos, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.

ANTAQ e Wista concordam em oferecer, em regime de colaboração mútua, todas as facilidades para a execução das cláusulas do documento, fornecendo recursos humanos, materiais e instalações.

“Haverá uma elaboração de painéis estatísticos e relatórios gerenciais, serão criados mecanismos de acesso aos dados de domínio da Wista Brasil para integração com bases de dados da ANTAQ, além de promoção de eventos para discutir e divulgar as informações levantadas”, detalhou a diretora da Agência.