ANTAQ – Diretoria da ANTAQ cria Centro de Informação em Transporte Aquaviário

396

A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ criou o Centro de Informação em Transporte Aquaviário (CITAq), vinculado à Assessoria de Comunicação (ASC). O Diretor-geral em exercício da ANTAQ, Tiago Lima, assinou a resolução. “O CITAq será fundamental para a disseminação de informações relacionadas ao transporte aquaviário. Esperamos que, com essa ação da Agência, as informações referentes ao setor sejam cada vez mais divulgadas”, disse Lima. O CITAq tem a seguinte estrutura organizacional: Biblioteca e Editora.

A ANTAQ publicou, no dia 07 de novembro, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 2680, de 31 de outubro de 2012, que cria o CITAq. Para o bibliotecário da ANTAQ, Antonio Machado, o CITAq tem como objetivo divulgar informações do transporte aquaviário e promover serviços e produtos. Além disso, o centro contribuirá para o intercâmbio de dados com outros centros de informação relacionados ao transporte aquaviário.

Entre as atribuições da Biblioteca estão elaborar as políticas de desenvolvimento de coleções bibliográficas, recursos eletrônicos e audiovisuais em consonância com as especificidades da Agência; representar a ANTAQ perante o Conselho Federal de Biblioteconomia e suas representações regionais; atuar como centro de referência para especialistas portuários e de regulação no Brasil e no exterior; e alimentar o banco de teses e dissertações da ANTAQ e participar do Catálogo Coletivo Nacional (CCN) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Em relação à Editora, compete promover, divulgar e distribuir obras editadas sobre regulação e transporte aquaviário na forma de livros, periódicos, recursos eletrônicos e audiovisuais; disseminar o conhecimento em transporte aquaviário nos contextos nacional e internacional; propor a reedição de textos clássicos em regulação e transporte aquaviário, entre outras atribuições.

Fonte: http://www.antaq.gov.br