ANTAQ- Começa monitoramento de caminhões com destino ao Porto de Santos

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A Secretaria de Portos (SEP), os ministérios dos Transportes e da Agricultura, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e todos os órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no processo logístico de escoamento da safra agrícola 2013/2014 reuniram-se nesta segunda-feira (03), em Santos, para apresentar seus respectivos planos de trabalho de monitoramento do tráfego de caminhões desde o embarque na região produtora até a chegada ao complexo portuário.

O monitoramento começou ontem, e faz parte do esforço conjunto para mitigar os transtornos nas entradas das cidades e nas estradas de acesso ao porto. Esse sistema tem potencial de evitar os problemas enfrentados no passado durante o escoamento da safra.

A partir desta primeira quinzena de fevereiro, o grupo técnico trocará informações sobre a situação do tráfego dos caminhões ao longo das rodovias e dos terminais portuários.

Além da SEP e dos ministérios da Agricultura, dos Transportes e da Codesp, estão envolvidos na ação planejada a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, prefeitura de Santos e Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) do município.

“Vamos dar todas as informações para que os produtores e as transportadoras possam organizar o transporte de suas cargas”, explicou o diretor do Departamento de Informações Portuárias da SEP, Luís Cláudio Montenegro.

Nesta semana, será publicada a norma da ANTAQ que prevê a aplicação de multas para o terminal que não seguir as regras de agendamento prévio para desembarque de caminhões carregados de grãos em Santos, determinadas pela Resolução nº 136/2013 da Codesp.

“Temos um regramento que agora todos conhecem. E vamos monitorar os caminhões desde a origem do embarque”, reforçou o diretor. Ele acrescentou que o grupo técnico vai orientar e identificar quem eventualmente não está cumprindo o regramento.

“A partir de agora vamos gerar relatórios diários e acompanhar o que está acontecendo à luz da resolução da Codesp. O nosso papel é mostrar que a resolução é confiável e traz benefícios para todos”, comentou.

Montenegro fez ainda um alerta: “o caminhoneiro que chegar ao porto sem agendamento causará um problema para ele, para o terminal e para o embarcador”.

O agendamento da chegada de caminhões ao complexo portuário de Santos foi aperfeiçoado e é a principal medida para reduzir os riscos de congestionamento. Através desse sistema, todos os caminhões transportando granéis de origem vegetal pré-agendados serão direcionados, obrigatoriamente, para pátios de triagem localizados no planalto ou na Baixada Santista.

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Fonte: ANTAQ