ANTAQ – ANTAQ comemora seu 10º aniversário

552

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários comemorou ontem (15) o seu 10º aniversário, em cerimônia realizada na sede da Agência, em Brasília, que contou com a presença dos atuais e dos ex-diretores da casa, bem como dos principais atores, privados e públicos, do setor aquaviário. Na mesma ocasião, Fernando Fialho despediu-se da instituição, após seis anos como seu diretor-geral.

Em vídeo de balanço dos primeiros 10 anos de existência, apresentaram-se os principais resultados da atuação da autarquia neste período, em que regulou e fiscalizou a operação de 178 instalações portuárias, incluídos portos públicos, terminais de uso privativo e estações de transbordo de carga.

Destacou-se ainda, no vídeo institucional, o papel ativo da Agência na promoção do diálogo entre os portos e as comunidades, a fim de induzir a integração entre os planos diretores de zoneamento ecológico e econômico dos portos e dos municípios portuários.

Como resultado do dinamismo econômico que marcou o período, a instituição autorizou a atuação de 161 empresas brasileiras de navegação, das quais 79 no transporte longitudinal de cargas, 35 no transporte longitudinal de passageiros e 47 em travessias.

O trabalho da ANTAQ fez sentir-se com força ainda maior na Região Amazônica, onde as pessoas mais dependem do transporte aquaviário para exercerem seu direito constitucional de ir e vir, orientando e fiscalizando as empresas que atuam no transporte de passageiros e conscientizando os usuários sobre seus direitos e deveres.

Outro fator marcante na história institucional da autarquia, ressaltado pelo vídeo, foi o seu compromisso com a preservação do meio ambiente. “Só há hidrovia se houver navegabilidade, que não existe sem meio ambiente preservado, matas ciliares protegidas e rios sãos”, ressalta sempre o diretor-geral Fernando Fialho, ao lembrar que, ao contrário do que se costumava apregoar, a navegação interior é amiga do meio ambiente.

A fiscalização, uma das atribuições precípuas da Agência, foi exercida com zelo e de forma estruturada, por meio de um corpo técnico qualificado e comprometido com o trabalho, como ressaltou o vídeo apresentado, que concluiu com uma homenagem aos atuais e aos ex-diretores da casa.

Fonte: ANTAQ

{backbutton}