ANTAQ – André Arruda Defende mais Investimentos para o Transporte Marítimo

541

Representando o Diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, o superintendente de Navegação Marítima e de Apoio, André Arruda, participou ontem (30/10) de mesa redonda para debater o estado atual da regulação dos transportes no Brasil, com atenção ao modal marítimo.

O debate foi realizado na Subcomissão Especial destinada a acompanhar e propor medidas e ações relacionadas à reforma regulatória do setor de transportes, da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Arruda falou sobre a regulação do setor aquaviário, o mercado marítimo mundial e o transporte aquaviário brasileiro (marcos regulatórios e organização do setor; situação da frota mercante brasileira; instrumentos de desenvolvimento; navegação de cabotagem e perspectivas).

O superintendente da ANTAQ também defendeu uma maior participação da cabotagem na matriz brasileira do transporte de cargas.

Para Arruda, “a extensa costa marítima, dotada de portos públicos e terminais privativos em processo de modernização e ampliação; a concentração ao longo da costa dos setores produtivo e consumidor brasileiro; os investimentos na infraestrutura de transportes terrestres possibilitando o desenvolvimento do transporte multimodal porta-a-porta; e a modernização das empresas brasileiras de navegação na prestação de serviços de transporte multimodal com enfoque logístico integrado fazem da cabotagem a opção mais eficiente e barata para o transporte de cargas no pais”.

O outro debatedor da mesa redonda foi o Diretor de revitalização e modernização portuária da Secretaria de Portos, Antonio Maurício Ferreira Netto. Os trabalhos foram coordenados pelo Presidente da Subcomissão de Reforma Regulatória, da Comissão de Viação e Transportes, deputado Luiz Argôlo (PP-BA).

Fonte: http://www.antaq.gov.br