ANP retoma, por Alagoas, RenovaBio Itinerante

27

Foi realizada, em 23/02, com produtores associados do Sindaçúcar Alagoas, a 20ª edição do RenovaBio Itinerante, a primeira em modo virtual. O Estado de Alagoas possui 17 produtores de etanol autorizados pela ANP, e o 1º RenovaBio Itinerante Virtual contou com a participação de 15 desses produtores.

O evento teve apresentações da ANP e do Ministério de Minas e Energia. A ANP abordou temas relacionados ao processo de certificação de produtores de etanol, à utilização da Plataforma CBIO para emissão de CBIOs (Créditos de Descarbonização), resultados em 2020 e próximos passos do RenovaBio. O Ministério de Minas Energia apresentou a Metodologia para a avaliação da oferta de CBIOs e a Relação entre a oferta de CBIOs e as metas fixadas pelo CNPE  (Conselho Nacional de Política Energética).

O RenovaBio é um programa do Governo Federal para expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, baseada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e social, e compatível com o crescimento do mercado. A ANP participa do programa, tendo sido responsável pelo estabelecimento dos requisitos de credenciamento das firmas inspetoras, do processo de certificação para a obtenção do certificado da produção eficiente de biocombustíveis e da individualização das metas de descarbonização para os distribuidores de combustíveis.

O RenovaBio Itinerante, iniciado em setembro de 2018, tem como objetivos levar o programa ao conhecimento dos produtores e importadores de biocombustíveis e dirimir dúvidas, estimulando a adesão ao processo de certificação eficiente de biocombustíveis. Houve 19 edições ao longo de 2018 e 2019 com diversas entidades representativas de produtores de biocombustíveis. Em 2020 não houve edição do RenovaBio Itinerante em razão do foco dado à implantação do programa e das restrições decorrentes da pandemia de COVID-19.

Saiba mais sobre o RenovaBio.