ANP promove programas interlaboratoriais de combustíveis 

73

Dois programas interlaboratoriais da ANP estão com inscrições abertas até esta quarta-feira (16/6): o Programa Intelaboratorial de Combustíveis (PIC), que abrange a avaliação de amostras de gasolina C, óleo diesel B e etanol hidratado, e o Programa Interlaboratorial de Biodiesel (PIB), que contempla a análise de amostras de biodiesel (B100). A previsão é que o relatório final com os resultados dos programas esteja concluído no final de agosto deste ano.

Os programas interlaboratoriais são uma das ferramentas utilizadas pela ANP para verificar se os laboratórios de análise da qualidade de combustíveis observam as normas e as boas práticas exigidas. O desempenho dos laboratórios é determinado por meio da análise de amostras preparadas e enviadas pelo Centro de Pesquisa e Análises Tecnológicas (CPT) da ANP.

A participação nos programas interlaboratoriais da ANP é gratuita, e as inscrições estão abertas a qualquer laboratório. O número de vagas é limitado, e será aplicado critério específico de prioridade de inscrição, conforme condições descritas no Protocolo de Instruções. O formulário de inscrição e demais informações podem ser acessadas em https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/qualidade-de-produtos/programas-interlaboratoriais.