ANP participa da Offshore Technology Conference – 2022

76

A ANP participou da Offshore Technology Conference (OTC), realizada de 2 a 5/5, em Houston, Estados Unidos. O evento reuniu profissionais de energia de mais de 100 países para discussões sobre conhecimento técnico e científico em recursos offshore e questões ambientais. A Agência foi representada pelo Diretor-Geral, Rodolfo Saboia, pelo Diretor Cláudio Jorge, e por integrantes de seu corpo técnico.

No primeiro dia do evento (2/5), o Diretor-Geral participou da cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil da OTC, que contou com estande da ANP. Ele destacou a próxima licitação de áreas para exploração e produção prevista para o Brasil: “No que diz respeito a futuros leilões, a Oferta Permanente de Partilha poderá ter seu primeiro ciclo realizado ainda este ano. São 11 áreas do Pré-sal, já aprovadas pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) e há expectativa de publicarmos o edital no início do segundo semestre. Temos também 1009 blocos disponíveis em estoque na Oferta Permanente de Concessão e mais 800 em estudo para serem adicionados, além de 11 áreas com acumulações marginais”, afirmou.

No painel da OTC Highlighting Developments in Brazil and Argentina, realizado em 3/5, Rodolfo Saboia abordou o potencial do gás natural no Brasil. “Há muita coisa acontecendo no setor de gás natural. Uma nova lei foi aprovada no ano passado, e a ANP está trabalhando para colocar em prática uma grande agenda regulatória, visando a um mercado de gás aberto e competitivo. Temos potencial para mais que dobrar a produção de gás até 2030 e estamos trabalhando duro para monetizar esses volumes” disse.

Além da participação na OTC, no período de 2 a 4/5, a delegação da ANP se reuniu com empresas de E&P, como Hess, Shell e Enbridge, e com entidades do setor, como a International Association of Drilling Contractors (IADC), associação comercial sem fins lucrativos da indústria de perfuração, e o American Petroleum Institute (API), que representa todos os segmentos da indústria de petróleo e gás dos Estados Unidos.

Os representantes da Agência também estiveram presentes nos eventos promovidos pela Brazil Texas Chamber of Commerce (Bratecc), como a homenagem ao Diretor-Geral da ANP e no painel Brazil’s Role in the Global Energy Security Environment.