A Agência Nacional de Petróleo – ANP começou nesta segunda-feira (31) uma força-tarefa para fiscalizar os postos de combustíveis do Distrito Federal. De acordo com o chefe da ANP em Brasília, Manoel Policarpo, a meta é visitar 70 postos até o fim desta semana.
Participam da operação o Inmetro, a Defesa Civil, a Delegacia do Consumidor da Polícia Civil, o Procon, o Ministério Público, a Secretaria de Fazenda e o Corpo de Bombeiros.
“Cada membro da força-tarefa faz tudo dentro das atribuições de sua fiscalização, como qualidade do combustível, funcionamento das bombas, a Decon (Delegacia do Consumidor) se tiver crime contra o consumidor, o Procon faz a fiscalização dos postos de revenda e das conveniências, a Defesa Civil faz toda a parte de segurança do ambiente”, disse Policarpo.
Até 15h, um posto em Águas Claras, perto da EPTG, havia sido autuado. Segundo a ANP, o estabelecimento não tinha licença de operação e apresentou um defeito em uma bomba de abastecimento que estava inoperante.
Durante a inspeção, os fiscais testaram a qualidade do combustível do estabelecimento, que foi aprovada. Uma bomba de combustível não estava com o lacre do Inmetro e, por isso, o dono do posto será multado em R$ 20 mil.
A operação deve continuar durante os próximos dias nos postos de gasolina com maior número de reclamações junto aos órgãos.
Fonte: G1