ANP lança Painel Dinâmico de Produtores de Biometano

15

A ANP disponibilizou hoje (8/3) em seu site uma nova forma interativa de visualização dos dados de produção de biometano, o Painel Dinâmico dos Produtores de Biometano. Os dados são oriundos das declarações dos agentes via Sistema de Informações de Movimentação de Produtos (SIMP).

O painel apresenta um mapa dinâmico com os dados de localização de todos os produtores de biometano autorizados pela ANP, capacidades autorizadas de produção, além de informações relativas a produção regional, matéria-prima e vendas, com possibilidade de aplicação de filtros por período. A base de dados também está disponível em planilha de Excel, que pode ser acessada na mesma página.

O biometano é um biocombustível gasoso obtido a partir do processamento do biogás, que por sua vez tem origem na digestão anaeróbica de material orgânico (decomposição por ação das bactérias), composto principalmente de metano e dióxido de carbono (CO2). Esse biocombustível pode ser obtido a partir de: 1) resíduos essencialmente orgânicos provenientes de atividades agrossilvopastoris ou de certas atividades comerciais (por exemplo, alimentos descartados por bares e restaurantes); 2) gás de aterro sanitário e de estações de tratamento de esgoto, que podem conter resíduos não orgânicos.

Após as etapas de purificação do biogás o resultado é o biometano com elevado teor de metano em sua composição, que reúne características que o tornam intercambiável com o gás natural em todas as suas aplicações ou passível de ser transportado na forma de gás comprimido por meio de caminhão-feixe (gasoduto virtual) ou na forma de gás liquefeito, denominado biometano liquefeito.