ANP – INMETRO e ANP assinam Acordo para aprimorar Fiscalização em Postos de Combustíveis

450

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) assinaram na terça-feira, (30/10), um acordo de cooperação técnica para atuar em diversas áreas, incluindo melhorias de fiscalização das bombas medidoras de combustíveis dos postos revendedores e da qualidade dos combustíveis. O acordo, assinado na sede do INMETRO, no Rio de Janeiro, terá prazo de dois anos.

A cerimônia de assinatura do convênio contou com a presença da Diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, que destacou a importância do acordo: “Estamos compartilhando conhecimento e vamos fazer ações em conjunto e com inteligência para reprimir as irregularidades que prejudicam o consumidor”, afirmou Magda.

O presidente do INMETRO, João Jornada, afirmou que a parceria visa à criação de um banco de dados único para sustentar as operações de fiscalização conjuntas.

Este ano, o INMETRO verificou 340 mil bombas de combustível, das quais, 1,26% foram reprovadas por erros de medição. Já a ANP fez 166 autuações e 153 interdições em bicos de bombas em todo o País por identificar fraude de bomba baixa, que ocorre quando o volume de combustível colocado no veículo é menor que o informado no painel da bomba.

Fonte: http://www.anp.gov.br