ANP fará 26º leilão de biodiesel em 4 de junho

558

30/05/12

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizará na próxima segunda-feira (4/6) o 26º Leilão de Biodiesel. O leilão, que será o primeiro realizado sob o novo modelo estabelecido pelo Ministério de Minas e Energia, tem como objetivo a aquisição do combustível para atendimento do percentual mínimo obrigatório de 5% de adição ao óleo diesel. O leilão será realizado no escritório central da ANP, no Rio de Janeiro.

A Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), adquirente com participação no mercado nacional de diesel superior a 98%, será considerada a única adquirente para fins deste certame. O período de entrega do biodiesel é de 1º de julho de 2012 a 30 de setembro de 2012. De janeiro a março deste ano, último dado consolidado,  foram adquiridos 700 milhões de litros do combustível.

Entre as principais mudanças do novo modelo estão o leilão terá duas fases distintas, uma presencial e outra eletrônica que será realizada pela adquirente (Petrobras). A ANP divulgará em seu endereço eletrônico (www.anp.gov.br), até o dia 31/05/2012, a listagem prévia das empresas habilitadas, agrupadas em empresas com e sem Selo Combustível Social, apontando as pendências daquelas que não atenderam a todos os requisitos de habilitação.

Fonte:  ANP