A atuação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP foi avaliada em duas pesquisas de âmbito nacional em 2013. Na primeira, foram ouvidos executivos de empresas concessionárias de exploração e produção de petróleo e gás (upstream), que responderam livremente a quase todas as perguntas. A segunda pesquisa teve como público alvo 819 proprietários ou gerentes de revendas de Gás GLP e postos de combustíveis (downstream), com margem de erro de 3,5% num intervalo de confiança de 95%.
As revendas de combustíveis e GLP avaliaram dez quesitos sobre a atuação da ANP, a fiscalização e a qualidade dos combustíveis e os canais de comunicação da Agência. Entre zero e dez, a nota média recebida pela Agência foi de 8,3 e 7,9 entre os postos de combustíveis e revendas de GLP, respectivamente.
Entre os executivos de E&P, 68% avaliaram positivamente a atuação da Agência. Os entrevistados também responderam a perguntas sobre as rodadas de licitações de blocos exploratórios de petróleo e gás natural, os desafios do setor, a competência do quadro técnico, a independência, a força regulatória da ANP e sua capacidade de propiciar ambiente regulatório confiável para o setor.
Fonte: ANP