O plenário do Senado Federal aprovou na tarde de ontem (16/10), por 53 votos a 10, a indicação de José Jurhosa Junior para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Pela manhã, a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado havia sabatinado e aprovado o indicado, por unanimidade de votos (15 a 0).
Na ANEEL, José Jurhosa atuou na Superintendência de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição, na qual liderou o processo de autorizações de cooperativas de eletrificação rural, e na Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade, em que exerceu, entre outras funções, a fiscalização de empresas do setor elétrico e a aplicação dos Procedimentos de Rede.
Atualmente, é assessor da Diretoria e vice-presidente da Comissão Especial de Licitação da Agência. Também atua na coordenação de processos relativos à contratação de energia proveniente de novos empreendimentos para o Sistema Interligado Nacional (SIN), no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), de energia de reserva, proveniente de Fontes Alternativas de Geração, de energia elétrica nos sistemas isolados e de serviços públicos de transmissão de energia elétrica.
Fonte: ANEEL