Aneel reforça protagonismo do Brasil em fontes renováveis no Energyear 2022

15

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), representada pelo Chefe de Gabinete do Diretor-Geral, Rodrigo Coelho, participou nesta quarta-feira (9/2) do Energyear 2022 em São Paulo, encontro que debate o futuro do mercado brasileiro de renováveis.

O evento analisa a atual situação do setor elétrico, os nichos de mercado que mais avançam neste período e a forma como as empresas estão se adaptando às adversidades do momento atual para continuar a competir. O Energyear debate como deve ser o futuro do setor energético renovável e as políticas que devem garantir o equilíbrio e a igualdade de oportunidades na competição com as diferentes tecnologias de geração.

Coelho reforçou o papel da Agência para o protagonismo do Brasil em fontes renováveis de energia. “A transição energética para a descarbonização aponta para investimentos crescentes em energia limpa à medida que consumidores e governos exigem uma maior consciência ambiental e as fontes renováveis se tornam cada dia mais competitivas frente a outras fontes de energia. Nesse contexto, estamos com uma Agenda Regulatória bastante focada na transição energética, a regulação da ANEEL proporciona um ambiente de negócio estável, regras atrativas para investimento e um clima de confiança”, destacou o Chefe de Gabinete.

Vale destacar que o Brasil possui uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo. A participação das fontes renováveis na matriz elétrica é de 85%, dos quais aproximadamente 60% correspondem à fonte hidráulica, 8% à biomassa, 11% à eólica, 2% a solar centralizada e 5% à geração distribuída, majoritariamente proveniente de painéis solares.

Ciente da transição energética que o mundo e o Brasil estão passando, a ANEEL tem aprimorado constantemente seus regulamentos, de forma a permitir que novos negócios se desenvolvam, trazendo muitos ganhos para os consumidores de energia elétrica. A energia renovável é uma importante aliada para reduzir as desigualdades sociais e entre regiões. Uma aliada para gerar empregos, renda, aumentar a segurança energética e atuar na preservação do meio ambiente.

O Energyear Brasil 2022 ocorre em São Paulo nesta quarta e quinta-feira (9 e 10/2), de forma presencial e virtual. Confira mais informações sobre o evento em: brasil.energyear.com/index.php/pt/