Aneel recebe subsídios para atualizar modelo computacional do PMO

94

Está aberta a Tomada de Subsídios 001/2022, que trata da autorização de uso de nova versão do modelo computacional Newave (versão 27.4.16, que passaria a ser denominada 28) no âmbito do planejamento e da programação da operação e da formação do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), a partir do Programa Mensal da Operação (PMO) de março de 2022.

Entre outros aprimoramentos, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) destaca a incorporação da metodologia Par(p)-A, a correção da escrita das afluências passadas anteriores ao início do estudo, em casos sem tendência hidrológica, e mecanismos de otimização de tempo computacional do próprio modelo.

Vale salientar, ainda, que embora listada como um aprimoramento presente na versão 27.4.16 do Newave, a funcionalidade do PAR(p)-A não será utilizada a partir do PMO de março de 2022. Conforme diretriz apontada pela Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP), o uso dessa funcionalidade está previsto para ocorrer apenas no início do ano operativo de 2023.

Os documentos que tratam da proposta podem ser acessados no endereço www.aneel.gov.br/tomadas-de-subsidios. Interessados devem enviar suas contribuições para o e-mail ts001_2022@aneel.gov.br até 9 de fevereiro de 2022.