Aneel realiza workshop internacional em parceria com GIZ

40

A Aneel realizou nesta quarta-feira (24/3) o workshop virtual “Soluções que promovam a minimização da ocorrência da necessidade de corte de renováveis, ou ainda a valoração dos custos associados a Curtailment”. A Agência atua como parceira executora em estudos no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) no Programa “Sistemas Energéticos do Futuro II”. A Agência foi representada no evento pela diretora Elisa Bastos, madrinha da cooperação da Aneel com a GIZ.

O evento visou apresentar os resultados das propostas que soluções para minimização da ocorrência da necessidade de corte de renováveis, bem como a valoração dos custos associados a esses cortes, mesmo num cenário de crescimento da participação de fontes de Geração Renovável Variável (GRV).

O workshop também contou com a contribuição de especialistas internacionais e agentes de instituições brasileiras que atuam no sucesso e avanço do setor elétrico brasileiro.

“Foi uma satisfação ter participado ativamente desde 2019 desse processo de estruturação dos trabalhos com a GIZ que estão agora dando excelentes resultados”, disse Elisa. Também estava presente o Johannes Kissel, novo diretor do Programa Energia da GIZ.