ANEEL promove audiência sobre eficiência energética em hospitais

80

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL realizará na próxima quinta-feira (3/9) a Audiência Pública nº 02/2020, uma oportunidade para manifestações orais e ao vivo sobre a proposta da Chamada de Projetos de Eficiência Energética Prioritário nº 3/2020, referente ao aprimoramento de instalações de hospitais públicos ou beneficentes. Para expor uma opinião ou sugestão durante a audiência, que será transmitida pela internet, os interessados devem enviar vídeos até às 12h do dia 02/09 para o e-mail aceri@aneel.gov.br.

Cada participante que queira encaminhar sua apresentação deve enviar apenas um vídeo, com as seguintes especificações:

  • Duração máxima de cinco minutos;
  • Formato padrão H264 (mpeg4 ou mp4);
  • Resolução de 720p (1280×720);
  • Imagem na posição horizontal (enquadramento widescreen);
  • Gravação com fundo branco ou neutro (desejável, não obrigatório);
  • Identificação no início do vídeo (o interessado ou a interessada deve informar seu nome e outros dados que julgar necessários).

Caso se deseje gravar uma apresentação de slides, a ANEEL recomenda que a elaboração siga as indicações deste tutorial.  Para o envio do vídeo, podem ser utilizados os serviços de armazenamento em nuvem WeTransfer, OneDrive ou GoogleDrive, com o encaminhamento de link para download para o e-mail aceri@aneel.gov.br. O mesmo endereço de e-mail pode ser utilizado para sanar dúvidas sobre o envio.

Os vídeos que excederem o tempo máximo de cinco minutos ou que não estejam relacionados com o tema em discussão poderão ter sua reprodução cancelada pela Presidência da Audiência. As falhas de áudio ou imagem durante a reprodução do arquivo são de responsabilidade de seus produtores.

A Consulta Pública nº 047/2020,, da qual a Audiência Pública nº 02/2020 é uma importante etapa, recebe sugestões por escrito sobre a minuta de edital da Chamada de Projetos de Eficiência Energética Prioritário nº 3/2020, por meio do qual se pretende impulsionar o aprimoramento de instalações de hospitais públicos ou beneficentes com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE). Esse programa, regulado pela ANEEL e executado por distribuidoras de energia em todo o território nacional, é a maior fonte de recursos para eficiência energética no país, com investimentos da ordem de R$ 570 milhões por ano. De acordo com levantamento da ANEEL, existem cerca de 4 mil hospitais públicos ou beneficentes certificados no Brasil que teriam potencial para serem beneficiados pelo Projeto Prioritário. O envio de contribuições sobre o texto da chamada pode ser feito até 13/10/2020, por meio de formulário disponível na página da Consulta Pública nº 047/2020, no portal da ANEEL.

Os projetos de eficiência energética envolvem ações como o diagnóstico das instalações elétricas, a troca de aparelhos de ar-condicionado e de lâmpadas por outros de menor consumo e, conforme o caso, a instalação de geração própria (como, por exemplo, usinas solares fotovoltaicas e sistemas de cogeração). No caso dos hospitais, a ANEEL propõe que seja contemplada a melhoria das instalações elétricas internas dos prédios, uma vez que grande parte do setor de saúde está com seus ativos obsoletos, o que demandará um investimento extra para renovação da infraestrutura desses edifícios.

28