Aneel presidirá Fórum de RH das Agências Reguladoras Federais

260
Alex Cavalcante Alves, Superintendente de Recursos Humanos da Aneel, presidirá o Fórum no biênio 2021/2022

Em reunião realizada na última quinta-feira (8/7), o Fórum de Recursos Humanos das Agências Reguladoras Federais elegeu, por unanimidade, o Superintendente de Recursos Humanos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Alex Cavalcante Alves, como seu novo presidente para 2021/2022. O servidor sucederá o Superintendente de Gestão de Pessoas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Eduardo Chaffin, que exercia a função desde 2018.

O Fórum reúne os titulares das unidades de recursos humanos das 11 Agências Reguladoras Federais: ANA, Anac, Anatel, Ancine, Aneel, ANM, ANP, ANS, ANTT, Antaq e Anvisa. A iniciativa, existente de forma estruturada desde 2005, tem como objetivo o intercâmbio de boas práticas, a promoção de discussões acerca da gestão de pessoas no âmbito das agências reguladoras federais e a busca de maior alinhamento e interação entre as unidades de gestão de pessoas dessas autarquias especiais.

“Fico muito feliz com este desafio, para o qual fui eleito pelos meus pares, no sentido de representar os dirigentes de recursos humanos das agências reguladoras federais, capitaneando a articulação com entidades como a própria ABAR”, diz Alex Alves. “Certamente há uma grande sinergia para a atuação em pautas como realização de concursos públicos para as agências, as carreiras da regulação federal, a Reforma Administrativa, a capacitação dos servidores das agências e os reflexos disso na qualidade dos serviços públicos.”

Alex Cavalcante Alves é bacharel em Direito e em Comunicação Social e mestrando em Direito e Políticas Públicas pelo Uniceub. Possui cursos de formação executiva pela École Nationale d’Administration (França) e pela Harvard Law School (EUA). Servidor público federal desde 2007, integra a carreira de Analista Administrativo da Aneel desde 2011, tendo atuado na antiga Superintendência de Comunicação e Relações Institucionais (SCR) (2011-2012) e na Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública (SMA) (2015-2018). Foi também Assessor da Diretoria (2012-2015) e integrou diversos Comitês Técnicos da Agência. Desde 2018, exerce a função de Superintendente de Recursos Humanos da Aneel.