Aneel preside Assembleia de reguladores ibero-americanos de energia

21

A Aneel presidiu na quinta-feira (10/12) a Assembleia Geral da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia (Ariae). O encontro, que ocorreu em formato virtual, contou com a participação de representantes de 17 países-membros da Associação e mais de 20 agentes reguladores internacionais.

O diretor-geral da Aneel e presidente da ARIAE, André Pepitone, abriu a reunião destacando a capacidade de adaptação dos reguladores diante de desafios. “Este foi um ano de grandes desafios, mas a capacidade criativa e de adaptação dos reguladores frente aos desafios é, sem dúvida, fonte de uma oportunidade rica de aprendizado.  Estamos muito felizes em promover esse intercâmbio de informações com membros da Ariae, especialmente este ano no qual comemoramos 20 anos desde sua criação”, lembrou Pepitone.

Pepitone apresentou balanço de sua gestão à frente da Ariae em 2020, com destaque para a inserção da associação em eventos internacionais que debateram o papel do regulador em meio à situação de crise causada pela pandemia da Covid-19. Um dos destaques foi a participação da Ariae na reunião de ministros da Organização Latino-Americana de Energia (Olade).

Além da junta diretiva aprovar a ata do encontro anterior – realizado também de forma virtual em abril – foram nomeados hoje novos membros , bem como coordenadores dos grupos de trabalho e a vice-presidência da Associação. A próxima reunião anual da Ariae será realizada na capital da Costa Rica, San José, e está prevista para ocorrer em setembro de 2021.