Aneel participa de lançamento de revitalização de linha de Itaipu

25

A ANEEL integrou a comitiva presidencial que participou nesta quinta-feira (25/2) do evento de lançamento da revitalização do sistema de alta tensão de Furnas responsável pela transmissão, ao mercado brasileiro, da energia de Itaipu Binacional que não é utilizada pelo Paraguai.  Os investimentos, de cerca de R$ 1 bilhão, serão realizados por Itaipu.

O presidente Jair Bolsonaro participou do evento, juntamente com o governador do Paraná, Ratinho Júnior e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A ANEEL foi representada no evento pelo diretor-geral André Pepitone e pelo superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição (SCT), Ivo Sechi Nazareno.

Participaram da cerimônia outras autoridades, entre as quais o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, e o diretor-geral brasileiro de Itaipu, General Joaquim Silva e Luna.

“Esse investimento, por ser realizado com recursos da Itaipu Binacional, não vai gerar efeitos nas tarifas dos consumidores”, salientou Pepitone.

Os investimentos serão realizados em prazo de cinco anos e contempla a modernização de equipamentos na estação conversora em Foz do Iguaçu (PR), que transforma a corrente alternada que vem da Itaipu em 50 Hz (500 kV) para corrente contínua de 600 kV, que será convertida em 60 Hz na estação conversora em Ibiúna (SP).