ANEEL- Leilão de Transmissão nº 02/2013 é encerrado com cinco lotes arrematados

505

Encerrado o Leilão de Transmissão nº 02/2013 realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL no dia 12 de julho. O certame foi disputado por 19 concorrentes que arremataram cinco dos sete lotes.

Os lotes A e G não receberam propostas e o deságio médio apresentado foi de 12,76%. Isso significa que a receita dos empreendedores para exploração dos investimentos ficará menor que o previsto inicialmente, contribuindo para modicidade tarifária de energia.

O maior deságio, de 17,35%, foi verificado no Lote D, vencido pelo Consórcio MGF – Energy. O lote F foi decidido em sorteio, após empate entre as propostas de dois concorrentes e foi arrematado pelo Consórcio Pantanal. Os lotes A e G devem ser reapresentados em leilões futuros.

O Diretor da ANEEL, André Pepitone da Nóbrega, destacou o sucesso do leilão, representado por um deságio de 12,76% mesmo em vista da redução do WACC de 5% para 4,6%. Segundo o Diretor, o lote A deverá ser reapresentado no futuro, pois trata-se de empreendimento importante para a redução dos custos com óleo combustível na região do Acre. O Diretor aproveitou a ocasião para lembrar que a Linha de Transmissão Tucuruí-Manaus entrou em operação na última terça-feira, o que deve resultar em economia prevista de R$ 1,9 bilhão de reais por ano com combustíveis. A linha permitirá o fim do isolamento dos estados de Amazonas e Amapá.

Asley Stecca, representante do consórcio Vale do São Bartolomeu, vencedor do lote B, destacou a importância do empreendimento para o Distrito Federal e afirmou que será um desafio construir linhas subterrâneas na capital, mas que o objetivo é entregar a obra no prazo fixado.

O prazo das obras vai variar de 24 a 36 meses. As instalações de transmissão serão construídas em sete estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

Fonte: ANEEL