Foi lançada hoje (05/08) durante o primeiro dia do VII Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel) e do III Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (Seenel) a primeira edição da Revista de Eficiência Energética. A publicação surge para divulgar resultados alcançados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) e para discutir perspectivas e necessidades de aprimoramento das políticas relacionadas ao tema.
No primeiro número da revista, são apresentados resultados de projetos desenvolvidos dentro do Programa e entrevistas com representantes do governo, do meio acadêmico e de associações do setor. Na entrevista de abertura, Jamil Haddad, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) e coordenador do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Universidade de Itajubá (Unifei), examinam as políticas públicas brasileiras voltadas à eficiência energética.
Na edição, discute-se também a necessidade de integração entre as políticas de eficiência energética das diferentes instituições governamentais como o Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica (Procel), da Eletrobrás, e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Outra matéria é dedicada a apresentar os exemplos bem sucedidos da Alemanha, considerado o segundo país mais eficiente do mundo segundo ranking do Conselho Americano para uma Economia de Energia Eficiente (ACEEE).
A versão eletrônica da edição da revista será disponibilizada no site da ANEEL.
Fonte: ANEEL