Aneel explica bandeiras tarifárias em audiência na Câmara dos Deputados

17

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), representada pela diretora Elisa Bastos, participou de Audiência Pública Extraordinária da Câmara dos Deputados, de forma virtual, para apresentar o mecanismo de bandeiras tarifárias e as ações da Agência diante da escassez hídrica no Brasil.

A diretora da ANEEL destacou a importância do sistema de bandeiras para sinalizar com transparência ao consumidor o custo da geração de energia elétrica. “A ideia é que, com base nestas bandeiras, os consumidores possam gerenciar melhor seus gastos com conta de luz, economizando energia no momento da bandeira vermelha”, salientou Elisa. A Agência esclareceu ainda que as bandeiras tarifárias geraram uma economia de mais de R$ 4 bilhões e não representam uma taxa extra ao consumidor, uma vez que este custo já existe e seria cobrado na tarifa de energia elétrica.

Sobre a escassez hídrica, a diretora apresentou a campanha da ANEEL, lançada no último domingo (15/8) com apoio do Ministério de Minas e Energia e operacionalizada pela ABRADEE, sobre o consumo consciente de energia elétrica.

A Audiência Pública ocorreu em atendimento ao Requerimento nº 46/2021, de autoria do Deputado Jesus Sérgio e contou ainda com a apresentação do Secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira da Silva. A transmissão ocorreu de forma virtual pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.