ANEEL – ANEEL Empresas são autorizadas a atuarem como produtores independentes no RN e RS

527

A Diretoria da Agência nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou cinco empresas do Rio Grande do Norte a atuarem como produtores independentes de energia elétrica mediante a implantação e exploração de usinas eólicas. A decisão ocorreu em reunião colegiada realizada na última terça-feira (08/05). Durante a reunião, a Diretoria da Agência autorizou ainda a implantação e exploração da Pequena Central Hidrelétrica – PCH Bela União pela Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento – COOPERLUZ, no estado do Rio Grande do Sul.

As empresas do Rio Grande do Norte Central Eólica Acari Ltda, Central Eólica Albuquerque Ltda, Central Eólica Anemoi Ltda, Central Eólica Apeliotes e Central Eólica Arena irão implantar e explorar as Usinas Eólicas Riachão I, Riachão II, Riachão IV, Riachão VI e Riachão VII, respectivamente, todas localizadas no município de Ceará Mirim. As usinas vão compartilhar uma subestação elevadora 230/34,5 kV, que será interligada à Rede Básica através de uma linha de transmissão em 230 kV, também de uso compartilhado, na futura Subestação Extremoz II 500/230/69 kV, de propriedade da transmissora CHESF. Já a PCH Bela União será instalada nos municípios de Três de Maio e Santa Rosa, com potência instalada de 2.250 kW.

O Banco de Informações de Geração (BIG) da ANEEL registrava em 10 de maio 1.106 agentes produtores independentes de energia elétrica autorizados pela Agência. Confira aqui a lista desses agentes no BIG, que também pode ser acessada na página eletrônica da Agência (www.aneel.gov.br), em Informações Técnicas. O banco é constantemente atualizado. (VS/PG)