Aneel discute inscrição automática de beneficiários na Tarifa Social

1

A Aneel autorizou nesta quarta-feira (13/10) a abertura da Consulta Pública nº 065/2021 para discutir a proposta de regulamentação da Lei nº 14.203/2021 que prevê a inscrição automática de beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

A Tarifa Social é um desconto na conta de luz, fornecido pelo Governo Federal às famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou que possuam algum beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A novidade promovida pela Lei nº 14.203/2021 é a inscrição automática dessas famílias que deve ser realizada pelo Poder Executivo e pelas concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviço público de distribuição e energia elétrica.

Para o diretor da Aneel e relator do processo, Sandoval Feitosa, “a nova legislação vai permitir agilidade no cadastro das famílias com direito à TSEE, permitindo conceder o benefício a mais famílias que possuem o direito, porém, não conseguem o acesso ao benefício. A rápida regulamentação trará maior justiça e inclusão social”.

A proposta de regulamentação em consulta prevê:

  • Na ligação nova e na alteração de titularidade: obrigação da distribuidora consultar o CadÚnico e o BPC utilizando como chave o CPF e demais dados fornecidos pelo consumidor e, conceder a TSEE (quando atendidos os critérios previstos na Lei nº 12.212, de 2010);
  • Para unidades consumidoras já ligadas: obrigação da distribuidora realizar periodicamente o cruzamento do seu cadastro com as bases do CadÚnico/BPC disponibilizadas pelo Ministério da Cidadania utilizando o CPF como chave e conceder a TSEE (quando atendidos os critérios previstos na Lei nº 12.212, de 2010).

A Consulta Pública nº 065/2021 estará disponível para contribuições entre 14/10 e 16/11/2021, pelo e-mail cp065_2021@aneel.gov.br.