A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL votará até o fim deste mês a revisão extraordinária das tarifas das distribuidoras que levará a uma redução média de 20 por cento das contas de energia, disse nesta segunda-feira o diretor-geral da agência, Nelson Hubner.
Assim, segundo ele, a redução das tarifas entrará em vigor em 5 de fevereiro, como está previsto no cronograma oficial da ANEEL.
A redução das tarifas ocorrerá por meio do corte de encargos setoriais, aportes do Tesouro Nacional e diminuição da remuneração de ativos de geração e transmissão que terão suas concessões renovadas antecipadamente.
Segundo Hubner, a divisão das cotas de energia das usinas renovadas já foi calculada pela ANEEL, mas será aprovada junto com a revisão extraordinária das tarifas.
No cronograma inicial, a homologação dessas cotas ocorreria até o próximo dia 20. “Mas faremos tudo junto”, disse Hubner, referindo-se à revisão das tarifas.
Para alcançar os 20 por cento de redução tarifária, o Tesouro ainda terá de fazer aportes adicionais, além dos 3,3 bilhões de reais anuais previstos inicialmente. Isso ocorrerá para compensar a não adesão das usinas de empresas como Cemig, Cesp e Copel ao processo de renovação.
Fonte: http://br.reuters.com