Aneel destaca inovações e desafios na pandemia em “EletroDay”

22

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) tratou dos desafios impostos pela pandemia para o setor elétrico brasileiro no EletroDay, evento híbrido do setor, que reuniu mais de 250 pessoas inscritas de forma virtual e presencial nesta quinta-feira (8/7). O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, inaugurou o ciclo de palestras e ressaltou o impacto positivo das ações tomadas pela Agência para minimizar os danos causados pela pandemia de Covid-19 no Brasil.

“Com o auge da pandemia, em março de 2020, a Agência suspendeu os cortes de energia elétrica para todo o segmento residencial até julho de 2020. Essa ação foi importante para dar suporte às medidas de isolamento social do Governo. É uma decisão difícil porque com a pandemia já havia uma redução de mercado e essa decisão poderia potencializar a inadimplência no segmento de distribuição, mas a decisão se revelou acertada, diversos reguladores em diversos países tomaram a mesma decisão”, destacou Pepitone. A decisão de suspender os cortes de energia foi renovada até setembro deste ano, apenas para consumidores de baixa renda que estão inscritos em projetos sociais do Governo Federal. A medida atinge cerca de 12 milhões de famílias.

A diretora da Aneel, Elisa Bastos, também foi uma das palestrantes do evento e destacou as novidades tecnológicas e tendências do Setor Elétrico, bem como o protagonismo dos consumidores e abertura de mercado diante desse novo cenário. “As empresas que terão sucesso, serão aquelas que tiverem o consumidor como foco. Quando falamos de recursos energéticos distribuídos, o foco sempre é o consumidor. Estamos falando de uma série de possibilidades, existem vários caminhos que podemos trilhar para chegar no futuro que queremos, um futuro conectado, em que o consumidor tenha, de fato, um empoderamento, e temos que promover da melhor maneira possível. A Aneel tem total condição de seguir este caminho”, pontuou Elisa.

O EletroDay foi um evento realizado pela fintech e accountech Roit  Bank, que visa aumentar o networking em um setor que está em franco aquecimento.Entre os palestrantes estiveram presentes o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, o diretor financeiro executivo da Itaipu, Anatalicio Risden Junior, o secretário de Desestatização do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, entre outros.