Aneel destaca em debate crescimento das energias eólica e solar

226

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), representada pelo diretor Sandoval Feitosa, participou de debate sobre as potencialidades de energia renovável no País em live no YouTube na quinta-feira (7/10).  O diretor destacou o crescimento da energia eólica e solar na matriz brasileira. Como exemplo, disse que, na geração centralizada, as usinas solares somam 3,8 GW de potência instalada e, na geração distribuída, 7GW em 620 mil micro e mini geradores fotovoltaicos conectados ao sistema elétrico brasileiro. “A diversificação é a solução para a menor dependência da matriz hídrica”, ressaltou.

Feitosa lembrou que os municípios onde estão instaladas usinas eólicas tiveram um crescimento muito superior aos demais, impulsionando a economia local. Segundo o Diretor, entre 2010 e 2016, houve um acréscimo de 164% no PIB das cidades com eólicas frente a um crescimento de 79% nas demais localidades. “Se tivermos políticas públicas adequadas, poderemos transformar o Polígono das Secas, no Nordeste, em que há grande potencial de energia eólica e solar, no novo Eldorado do Sol e do Vento”, citou Feitosa.

A discussão, promovida pela Editora Globo e intitulada “Energia Renovável: Oportunidades para um futuro mais sustentável e econômico no Brasil”, teve a presença de dirigentes de órgãos públicos e empresas privadas.

Os interessados podem acessar a live clicando aqui.