Aneel debate o futuro do setor elétrico em encontro nacional de agentes

68

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), representada pela diretora-geral substituta Camila Bomfim e pelo diretor Ricardo Tili, participou nesta quarta-feira (8/6) da 19ª edição do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE). Promovido pelo Canal Energia, o evento acontece nos dias 8 e 9 de junho com o objetivo de promover debates relacionados ao futuro do setor e às perspectivas para os próximos anos.

Bomfim integrou o primeiro painel do evento cujo tema promoveu discussões em torno dos desafios da governança setorial para os próximos anos. Também participaram deste painel a Secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia (MME), Marisete Pereira Dadald, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, o presidente Conselho Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Rui Altieri e Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS).

Na ocasião, a diretora-geral substituta da ANEEL tratou das expectativas para o futuro do setor elétrico sob a ótica do regulador. “A modernização é o caminho para que o setor elétrico continue crescendo, adaptado às novas tecnologias, garantindo papel ativo do novo consumidor, com tarifas mais justas e qualidade na prestação do serviço”. Em sua fala, Camila destacou, ainda, a agenda da ANEEL relacionada às fontes renováveis, que inclui a regulamentação das regras aplicáveis a Geração Distribuída e o constrained-off de solares fotovoltaicas e hidrelétricas.

“Nossos esforços para a modernização do setor contemplam diversas medidas, como as novas formas de remuneração dos serviços ancilares, a inserção de sistemas de armazenamento, o aprimoramento da metodologia tarifária para os consumidores atendidos em baixa tensão (Sandboxes Tarifários), e o aperfeiçoamento de regras que trazem maior segurança ao mercado livre, em discussão com a CCEE”, apontou Camila Bomfim.