Aneel apresenta ações e perspectivas da transição energética em evento

56

O papel cada vez mais ativo do consumidor, a inovação tecnológica e a consciência ambiental na tomada de decisões foram algumas das perspectivas que a ANEEL debateu em webinar sobre Transição Energética realizado nesta quarta-feira (2/2) pelo Comite de Transición Energética y Cambio Climático da Cámara de Comercio Brasil-España (CCBE).

Representando a Agência, o Chefe de Gabinete do Diretor-Geral, Rodrigo Coelho, apresentou um balanço da regulação da ANEEL frente ao movimentado cenário de transformações no setor elétrico nacional, também marcado pela abertura do mercado, atração de investimentos privados e segurança no fornecimento de energia. “O regulador deve facilitar a implementação de políticas públicas e eliminar barreiras à atração de investimentos e à modernização no setor”, comentou.

Entre os reflexos das medidas, explicou Coelho, estão a marca de 9 GW de geração distribuída instalada no Brasil – quase 80% em residências – e as ações de modernização do Setor Elétrico, como o estudo apresentado na última segunda-feira (31) pela Agência com as medidas regulatórias para a abertura total ao mercado livre. O representante da ANEEL também comentou as ações da Agência frente ao período de severa escassez hídrica, a aprovação de sandboxes regulatórios e as perspectivas de regulamentação de sistemas de armazenamento de energia, tema em estudo na Agência e constante da Agenda Regulatória.

Também participaram do webinar o diretor do CCBE, Antonio del Corro, o diretor de Planejamento e Regulação Global da Iberdrola, Juan Ríos, e a diretora de Mudança Climática da Iberdrola, Marta Martinez.